O excesso de chuva que castigou mais de 51 mil gaúchos nos últimos dias serviu para aflorar a solidariedade. Uma campanha em todo o Rio Grande do Sul entre Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha, foi lançada na segunda-feira para arrecadar doações para as vítimas das águas. Só em Santa Maria, a iniciativa arrecadou mais de 5 mil quilos de alimentos não-perecíveis e 1.690 peças de cobertores, colchões e travesseiros.
De acordo com o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado, major Gerson Freitas, nesta quinta-feira, dois caminhões carregados com as doações partiram de Santa Maria para Porto Alegre. Os materiais foram levados até a Central de Doações para serem distribuídos para as vítimas das enchentes em todo o Estado, principalmente para a região metropolitana, como Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha.
A prefeitura tem nos ajudado muito, inclusive, cedeu um caminhão para levar as doações. Ainda precisamos de alimentos não perecíveis e de água mineral porque em Alvorada, por exemplo, a população está sem abastecimento de água explica major Freitas.
Além dos gêneros alimentícios não perecíveis, a campanha está arrecadando cobertores, material de higiene e material para limpeza das casas. Ainda de acordo com o major Freitas, no momento, não há a necessidade de doações de roupas, já que a Campanha do Agasalho terminou há pouco, e os bancos de doações estão bem abastecidos. A primeira fase da campanha acaba ao meio-dia do sábado.
Vamos avaliar se haverá necessidade de continuar a campanha conta Freitas. Água está baixando no Passo do Verde O Rio Vacacaí, que transbordou e invadiu casas no Passo do Verde, começou a baixar na noite de quarta-feira.
De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, o nível do rio baixou 50 centímetros da meia-noite até às 17h de quinta-feira.
Agora está só baixando, mas a ponte de dentro do balneário está debaixo dágua. Pela minha experiência, o rio leva uns dois dias para baixar tudo e voltar ao nível normal explica o secretário Vargas.
Ainda de acordo com o secretário, as 12 famílias que precisaram deixar suas casas no Passo do Verde já puderam voltar nesta quinta-feira para as residências. Boas notícias também em São Gabriel.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Felipe Nascimento Abib, as quatro famílias do bairro Mato Grosso, que estavam fora de casa desde terça-feira, voltaram para as suas residências nesta quinta.
Abastecimento de água foi normalizado em São Sepé
Os moradores de São Sepé, que estavam sem água desde segunda-feira, tiveram o serviço normalizado por volta das 15h desta quinta-feira. De acordo com o Chefe de Unidade de Saneamento da Corsan do município, Diego Silveira, o Bairro Kurtz, localizado em uma região mais alta da cidade, foi um dos últimos a ter o serviço normalizado.
Ainda na quarta-feira, mergulhadores estiveram no Rio São Sepé para fazer a desobstrução do canal de captação de água, que ficou entupido em função da areia que foi carregada em função da chuva que começou na segunda-feira. Já estamos trabalhando com 100% da nossa vazão.
Em função das pessoas terem ficado alguns dias sem água, hoje, o consumo foi bem acima da média, ainda mais que abriu sol e que muitas pessoas lavaram roupas. Aproveitaram o dia bom e a água disse Silveira.
Sexta-feira será de nebulosidade em Santa Maria
A chuva deve aparecer apenas na metade nordeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma), em Santa Maria, há um aumento de nebulosidade no decorrer do dia. Como a cidade está em uma região de transição, há chances de a chuva que está no nordeste do Estado chegar aqui, mas, se chover, serão apenas pancadas. A temperatura mínima para hoje é de 9ºC e a máxima prevista é de 18ºC.